E-Lixo selecionará extensionistas para projeto

Nos próximos dias, projeto vai selecionar dois alunos do curso de Sistemas de Informação para integrar equipe de extensionistas que terá direito a uma bolsa de estudos de 17%

06/03/2017

O Projeto E-Lixo é mantido desde 2011 pela Toledo Prudente, que é o único ponto credenciado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente para coleta de lixo eletrônico na região de Presidente Prudente.

Nos próximos dias, o projeto vai selecionar dois (2) alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, para integrar e equipe de extensionistas que terá direito a uma bolsa de estudos de 17% sobre a mensalidade em até 11 meses.

Segundo informações do coordenador do projeto E-Lixo, Raphael Garcia, as atividades dos extensionistas serão desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2017, estando sempre vinculadas as atividades do projeto em questão.

As inscrições dos interessados deverão ser realizadas aqui no período de 6 a 10 de março de 2017. Podem concorrer a esta bolsa, apenas alunos matriculados no curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente.

Atividades – Os selecionados atuarão idealizando a catalogação de itens recebidos por meio do projeto, bem como auxiliando a coordenação na estruturação do Museu de Tecnologia (Foto 2) da Toledo Prudente, que recebe itens contando a história e a trajetória de equipamentos como TVs, som, filmadora, câmera fotográfica, videogame e outros.

“Inclusive este Museu é utilizado durante as aulas práticas no curso de Sistemas de Informação na Toledo Prudente e poderá inclusive receber visitas da comunidade interessada em conhecer um pouco mais desta história”, convida o coordenador do projeto, professor Raphael Garcia.

“Atualmente, o projeto tem contribuído com grupos de pesquisa de outros cursos, abastecendo-os com materiais específicos. Por meio do projeto, a Toledo Prudente conta com o maior museu do Lixo Eletrônico da região, com mais de 500 itens, dentre eles, um televisor da década de 50 e os primeiros computadores pessoais, dos anos 80”, diz.

Garcia ressalta ainda que os alunos selecionados participam constantemente de eventos acadêmicos sobre a temática, além de grupos de pesquisas que resultam na produção de artigos científicos.

O coordenador de Extensão da Toledo Prudente, Luiz Fernando Nogueira explica que a seleção dos interessados será realizada com base no desempenho escolar do aluno e, posteriormente, por meio de uma entrevista com os finalistas.

Resultado - Será divulgado no dia 17 de março de 2017, no site da Toledo Prudente. Os selecionados deverão comparecer na Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários (CEAC), localizada no NEPE da Toledo Prudente no dia 24 de março, das 08h às 12h, das 13h às 17h ou das 18h às 22h para assinatura do termo e entrega de documentos.

Sobre o E-Lixo - Todo o material arrecadado, cerca de três toneladas por mês, é selecionado por extensionistas e voluntários. Parte disso segue para o Museu de Informática e Tecnologia e o restante é resgatado por uma empresa que dá o destino ecologicamente correto ao material.

Os itens eletrônicos de maior porte podem continuar a serem entregues no hall de entrada da Toledo Prudente durante 7 dias por semana, 24 horas por dia.

São recebidos diariamente computadores, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, rádios, impressoras, carregadores e outros eletrônicos sem utilização.