Toledo Prudente investe em Internacionalização

Toledo Prudente investe na estruturação do setor de Internacionalização, que é coordenado por Luis Fernando Nogueira

22/02/2017

A Internacionalização é um processo que integra em uma dimensão internacional, intercultural e global os pilares fundamentais de uma Instituição de Ensino: ensino, pesquisa e extensão.

Na Toledo Prudente, não é novidade que os alunos são motivados, orientados e patrocinados para idealizarem cursos, intercâmbios, competições e outras atividades acadêmicas no exterior.

Desde o ano de 2005, estudantes dos cursos de graduação representam a Toledo Prudente em eventos realizados em diversos Países do mundo, como Colômbia, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Austrália e outros. E não é que eles fazem bonito!?

Anualmente, alunos da Toledo Prudente realizam intercâmbio em Portugal. A Universidade de Coimbra tornou-se uma extensão dos bancos acadêmicos da Toledo Prudente Centro Universitário, compondo cada vez mais experiência acadêmica e de vida para quem vivencia a experiência.

Maryane Pipino Beraldo de Almeida (Foto 1) cursa Engenharia Civil na Toledo Prudente. Ela está atualmente em Portugal, onde cursa as disciplinas de Direção e Gestão de Obras e Gestão de Empreendimentos na Universidade de Coimbra.

“Tenho vivenciado todos os dias, uma nova oportunidade de crescimento não apenas profissional, mas pessoal por meio das amizades e network que estou fazendo aqui na Europa”, comenta.

Destacada a importância, a Toledo Prudente investe então a partir de agora na estruturação do setor de Internacionalização, que é coordenado por Luis Fernando Nogueira (Foto 2).

“Os efeitos da globalização exigem a readequação dos fundamentos educacionais da instituição de ensino superior, passando da esfera de realização de uma atividade internacional reativa para uma questão que envolva estratégia e pró atividade”, explica Nogueira.

Para melhor compreensão, preparamos um bate papo contendo perguntas e respostas com o coordenador do setor. Vamos lá?

Por que um setor de Internacionalização na Toledo Prudente?
O momento atual é de desenvolvimento de um espírito educacional e empresarial pautado em estratégias proativas. Isso inclui a organização e institucionalização de um setor específico que cuide desses assuntos. Que fomente, organize, registre, amplie as atividades de internacionalização dentro da Toledo Prudente.

Quais os objetivos da Internacionalização?
São muitos. Inicialmente, promover o conhecimento direto e o respeito pela diversidade cultural, bem como entendimento e o respeito pela multiplicidade de valores e a tolerância entre os povos.
A cooperação na melhoria do ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário também é um ponto bastante almejado.
Além disso, nosso setor estará sempre disposto na preparação dos alunos para um mundo globalizado interligado e interdependente. E, para finalizar, identificar novas oportunidades de parcerias internacionais de interesse para o desenvolvimento da Instituição e fomentar e coordenar ações de cooperação institucional, priorizando as parcerias internacionais.

- Como a experiência e vivência internacional poderá agregar conhecimentos e promover a diferenciação do aluno e futuro profissional?
A experiência e vivência internacional permitem o crescimento pessoal e profissional na medida em que permitem a interação e o aprendizado de diferentes competências e habilidades.
A internacionalização permite ao aluno a possibilidade de se emancipar tornando-o mais autônomo e independente. Ela abre os horizontes do conhecimento e amplia a visão de mundo e de vida. O aluno percebe, de fato, que o mundo é realmente plano.
O estudante tem condições de implementar inovações em sua atuação profissional e, assim, enriquecer bastante o seu currículo.
Além disso, o contato com uma cultura e língua diferentes, são ótimos para desenvolver a tolerância, respeito e compreensão mútuos.

- Como os estudantes poderão ter acesso às oportunidades de intercâmbio e outras informações de convívio e aprendizagem internacionais?
Estamos estruturando o “núcleo”, por isso muitas novidades ainda estão por vir. Entretanto, é sempre bom que os estudantes tenham o cuidado de sempre verificar em seu portal do aluno, no site e também nas mídias sociais, a divulgação de oportunidades para essa experiência tão valiosa de se internacionalizar.

Luis Fernando Nogueira é Advogado e Professor. Formado em Direito na Toledo Prudente, tem especialização em Direito Empresarial pela UEL,, Mestrado em Ciências Jurídicas (UNICESUMAR) e é doutorando em Ciências Jurídicas Civil pela Universidade de Lisboa – Portugal. Tem treinamento em Mediação pelo Collin College em Dallas-TX e foi estudante do curso de Paralegal (Legal Assistant) na mesma instituição.

Serviço – O setor de Internacionalização da Toledo Prudente está localizado no NEPE – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão da Toledo Prudente. O telefone para contato é o (18) 3901-4000 – Ramal 4010 ou pelo email internacionalizacao@toledoprudente.edu.br