Toledo Prudente inaugura Bike Parking

28/09/2016

Quando o assunto é mobilidade urbana, percebemos que muitas cidades estão cada vez mais investindo em meios de transportes não poluentes, econômicos e rápidos. Pensando nisso, muitas pessoas já estão substituindo seus carros por bicicletas. 
 
Antenada a essa necessidade e atendendo a sugestão de dois alunos, a Toledo Prudente acaba de inaugurar um espaço adequado e seguro para que os alunos possam guardar suas bicicletas no Centro Universitário: o Bike Parking. 
 
Alexandre Gimenez (à direita), aluno de Engenharia Civil, conta que agora se sente mais tranquilo para as aulas, porque sabe que sua bicicleta agora está guardada em local seguro. “Da minha casa até aqui tenho apenas uma opção de horário de ônibus, assim, a bicicleta se tornou uma opção bem bacana”, conta. O ciclista gasta em média 10 minutos até a Toledo Prudente.
 
Já Marcelo Vagner (à esquerda), aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, espera que em breve novos alunos adotem essa prática e passem a vir de bicicleta para o Centro Universitário. “Resolvemos sugerir a criação desse espaço para a Toledo Prudente porque valorizamos muito essa prática. O espaço destinado para guardar as bicicletas ficou muito bom”, finaliza. 
 
Ronaldo Machado, coordenador administrativo da Toledo Prudente, conta que o objetivo agora é incentivar os alunos a usarem cada vez as bicicletas como meio de transporte. “Torcemos para que em breve essa demanda cresça e nós tenhamos que criar mais espaços como este”, ressalta. Ainda de acordo com Ronaldo, a escolha do local levou em consideração a segurança. “Temos naquele local câmeras de monitoramento e seguranças nas entradas”.
 
Você sabia?
A bicicleta é o veículo individual mais usado no país. A conta é fácil: a magrela é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos, que representam mais de 90% das cidades brasileiras. Surpreendente mesmo. 
É fato que aquilo que você vê pela janela do carro não é convidativo. O trânsito nas grandes cidades do país está um caos. Mas não seria justamente esse um bom motivo para você aposentar o carro? É o que muitas pessoas têm feito.