Aluno cria aplicativos e já soma mais de 20 mil downloads

30/09/2016

Seria muito difícil imaginar o dia a dia sem os aplicativos de celular. Eles ganham cada vez mais espaço e se propõem a facilitar a vida dos seus usuários, seja para escolher o melhor caminho, pedir comida, chamar um taxi e até se relacionar com outras pessoas. 
 
Com notória expansão no mercado de trabalho, a criação de aplicativos vem chamando atenção de muitos jovens. É o caso de Rafael Nascimento, 19, alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente. Ele se dedica a essa prática há meses.
 
Já foram nove aplicativos criados que, juntos, somam mais de 21 mil downloads. “A vontade de desenvolver aplicativos surgiu logo no 1º termo do curso de Sistemas de Informação, quando aprendi a desenvolve-los na aula; até então não sabia nada sobre essa área”, conta Rafael. 
 
Entre os aplicativos, o “Marcador de Truco” é o que teve maior número de downloads, totalizando mais de 18 mil, uma média de 35 por dia. “Já estive no ranking de aplicativos mais pesquisados na categoria Cartas na Google Play no Brasil e em outros dois países”. Os aplicativos criado pelo jovem estão disponíveis na Google Play. 
 
O coordenador do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Mario Andretta Carvalho, explica que o fato dos aplicativos terem foco em celulares fazem com que eles tenham fácil acesso e que acompanhem o usuário no seu dia a dia, colaborando muito com as atividades diárias, seja trabalho, saúde, entretenimento e outros. Isso faz com que o desenvolvimento deste tipo de software seja cada vez mais valorizado no mercado. 
 
“Os alunos adoram a ideia de desenvolver um software e sair com ele instalado no próprio celular, é algo muito gratificante, ainda mais quando se é possível publicar sua criação em uma loja virtual e verificar que mais de 20 mil pessoas baixaram seu aplicativo, como é o caso do Rafael; isso mostra que o mercado está carente de boas ideias”, finaliza Carvalho. 
 
Alguns aplicativo do aluno já têm propaganda, mas ainda não foi possível ganhar nenhum recurso com elas. O que pode acontecer em breve. 
 
“Essa é uma área muito legal e desperta a curiosidade. Sem contar que é muito gratificante quando se termina um projeto e vê, através dos downloads, que as pessoas estão usando”, finaliza Rafael.