Toledo Prudente supera aprovação em Exame de Suficiência

23/06/2016

O Conselho Federal de Contabilidade acaba de divulgar os índices de aprovação de alunos e formados em Ciências Contábeis no Exame de Suficiência Contábil realizados em suas últimas 11 edições, entre os anos de 2011 e 2016.

Segundo o órgão oficial, a média dos aprovados em todos os exames no Brasil é de 40,11%. Já no Estado de São Paulo, a aprovação dos estudantes em todos os exames é de 44,58%.

Em se tratando dos resultados da Toledo Prudente, essa média de aprovação quase dobra, sendo de 76,67%.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente, Everson José Juarez tal desempenho se deve ao trabalho comprometido de todos os professores do curso e do apoio da Instituição na formação desses alunos com investimentos em melhorias nas práticas de ensino, em laboratórios de prática contábil, metodologias ativas, além de formação permanente de seus membros.

“Tudo isso faz diferença. Não temos um responsável pelo bom desempenho, mas um conjunto que garante os resultados alçados pelo curso”, explica Juarez.

A professora Maria Cecília Palacio Soares concorda e complementa que a Toledo Prudente trabalha com o intuito de formar profissionais preparados para atender o mercado de trabalho, além de contribuírem na gestão dos negócios, pois quanto mais preparados estiverem, maiores serão suas oportunidades.

“Hoje, o nosso curso de Ciências Contábeis possibilita conhecimentos indispensáveis ao futuro profissional em consonância com as exigências do mercado e vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira e a regulamentação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Uma equipe em perfeita harmonia com o ensinar e aprender”, finaliza.

Antes mesmo da conclusão de sua graduação em Ciências Contábeis, a aluna do 7º termo, Thatiana Monico (foto) foi aprovada no Exame de Suficiência. Ela comemora, mas diz que todo seu embasamento foi possível graças a estrutura acadêmica oferecida pela Toledo Prudente, além de sua dedicação e persistência.

“Por segurança resolvi estudar bastante uns 15 dias antes da prova, refazer as provas dos anos anteriores e quando surgiam duvidas, as sanava com os professores em sala”, conta.

Sobre - Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil é um teste que comprova o conhecimento mínimo necessário para que profissionais de Ciências Contábeis possam exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

O Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Em 2010, o projeto de lei do exame de suficiência contábil (Lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011.