Antigo aluno compõe direção do GEDUC

03/06/2016

Formado em Direito na Toledo Prudente, o promotor Luis Antônio Miguel Ferreira (foto) agora está à frente do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC).

Trata-se de um grupo criado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para trabalhar especificamente com demandas da educação. No Estado de São Paulo são três grupos: São Paulo, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Segundo Ferreira, o objetivo do GEDUC é trabalhar todos os temas ligados à educação, mas com uma visão coletiva, ou seja, as questões que afetam todos os alunos.

“Em face do plano geral de atuação do Ministério Público, os temas principais a serem trabalhados referem-se a educação infantil e planos de educação. O objetivo principal é a garantia de uma educação de qualidade para todos”, explica.

Em relação as dificuldades da atuação, o promotor público enfatiza que a principal se refere a sua estruturação.

“Como é um órgão novo, teremos um prazo para realizarmos a adequação em relação a estrutura física e humana. Somente o GEDUC de São Paulo está devidamente estruturado, posto que funciona há alguns anos”, diz.

Ferreira enfatiza que outra questão a ser enfrentada diz respeito a atuação regionalizada. “A nossa atuação não se limita a comarca de Presidente Prudente, abrangendo o Oeste Paulista. Esta situação requererá uma sequência de viagens para conhecer a realidade local e realizar as intervenções necessárias”, complementa.

Quando questionado em relação aos planos à frente do GEDUC, o membro do Ministério Público destaca que a visão ministerial em relação à educação não se limita a judicialização das questões educacionais.

“Como já vinha atuando há algum tempo na área, creio que teremos muito trabalho em face das diversas frentes que se apresentam. Mas, ressalto, o objetivo é garantir uma educação de qualidade para todos. E com este objetivo, a luta não é somente do Ministério Público, e sim de todos. Venho apenas somar esforços”, finaliza.