Julgamento Simulado reforça programação do Simpósio de Direito

10/05/2016

Nos dias 10 e 11 de maio, acontecerá no Espaço Toledo, o IX Simpósio de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário.

Como parte da programação, será realizada no dia 10, às 15h30, no Salão Nobre, mais uma edição do Julgamento Simulado Interamericano de Direitos Humanos da Toledo Prudente.

O evento simula uma sustentação oral no plenário da Corte Interamericana baseado em um caso hipotético fornecido por membros da comissão organizadora do evento.

Os alunos Alexia Domene (9º termo) e Gustavo Borges (5º termo) enfrentarão estudantes da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), numa rodada que servirá como uma preparação de ambas as equipes para a competição internacional que acontece anualmente em Washington (EUA).

Segundo o preparador da equipe da Toledo Prudente, João Victor Mendes de Oliveira, que é estagiário docente do curso de Direito, o julgamento simulado que ocorre na Toledo Prudente se tornou uma verdadeira atração do Simpósio de Direito e tal possibilidade só é possível graças à parceria com a UENP.

“O contato com o Direito Internacional e Humanitário para os alunos da graduação, proporciona a eles uma análise mais ampla e diferenciada do Direito, não se restringindo apenas às fronteiras nacionais”, explica.

Histórico – As equipes da Toledo Prudente e UENP já se enfrentaram na Competição realizada em Prudente em meados de 2015, oportunidade em que a vitória foi da Toledo Prudente.

Competição Internacional - A 21ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos ocorrerá de 21 a 24 de maio, em território americano, oportunidade em que a Toledo Prudente será representada pelos mesmos alunos que integram a competição durante o Simpósio de Direito.

As regras do evento em Presidente Prudente serão as mesmas aplicadas na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da American University.

Foto: Da esquerda para a direita - Os alunos Gustavo Borges e Alexia Domene com o preparador da equipe, João Victor