População receberá esclarecimentos gratuitos sobre IRPF

Objetivo é que os estudantes ofereçam informações necessárias, sanando dúvidas da população em geral em relação ao preenchimento, declaração e entrega do Imposto de Renda

17/03/2016

Terá início no dia 4 de abril, o Projeto ‘Tire suas dúvidas sobre Imposto de Renda’, uma iniciativa da Toledo Prudente Centro Universitário por meio do curso de Ciências Contábeis, em parceria com o Poupatempo de Presidente Prudente.

O objetivo é que os estudantes ofereçam informações necessárias, sanando dúvidas da população em geral em relação ao preenchimento, declaração e entrega do Imposto de Renda – Pessoa Física 2016.

O atendimento é gratuito e será feito no Poupatempo de Prudente por alunos do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente. Todo o suporte será dado pelo coordenador do curso, o professor Everson José Juarez (foto), que também estará no local prestando informações à comunidade.

Na ocasião, os alunos vão informar quem deve declarar, qual a tabela vigente, as despesas que podem ser abatidas, além do prazo de entrega de envio da Declaração de Imposto de Renda 2016.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente, Everson José Juarez ressalta a importância da realização desta ação, que é feita desde 2012 e que beneficia a comunidade de Prudente e região.

“Por meio desta ação, a Toledo cumpre seu papel de responsabilidade social perante a sociedade, no atendimento a comunidade local e regional, disponibilizando seus professor
es e alunos para atendimento gratuito da população. Todos os anos a Receita Federal faz mudanças e implementações no imposto de renda das pessoas físicas, surgindo muitas dúvidas por parte dos contribuintes. Daí a importância de esclarecermos a população” explica.

Ele esclarece que apesar de parecer complexa, a declaração pode ser feita de maneira simples em caso do contribuinte compreender as informações e campos que devem ser preenchidos.

A ação ocorrerá nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril, das 8h às 11h30, na unidade do Poupatempo de Presidente Prudente, localizado na Avenida Brasil, 1383.
O atendimento da população (pessoa física) é gratuito.

IRPF 2016 – Entre as inovações está a obrigatoriedade de informar o C
PF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos), também a obrigatoriedade de profissionais da área de saúde e advocacia informarem os CPF e valores de seus clientes de forma individualizada, e uma nova funcionalidade, agregando três funções, como, “verificar pendencias, gravar declaração e transmitir a declaração” em uma única função, de “entrega da declaração”, que executará as três funções ao mesmo tempo.

A expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração no Brasil.

O prazo de entrega vai de 1º de março a 29 de abril.

Foto: Alunos do curso de Ciências Contábeis que farão o atendimento na ocasião, juntamente com o coordenador do curso