Toledo Prudente institucionaliza Núcleos

15/02/2016

A partir de agora, a Toledo Prudente possui dois novos núcleos: Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento (NAAC).

Mas, o que são?imagem

NDH - Núcleo de Direitos Humanos
Objetiva estimular e acompanhar o desenvolvimento da educação em direitos humanos, destacando-se as temáticas ambientais e raciais. Além de atividades de conscientização, pesquisa e extensão, o NDH será responsável em averiguar, através de procedimento administrativo, qualquer ação discriminatória ou que desrespeite os direitos humanos na comunidade acadêmica.

NAAC - Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento
Possui objetivo de viabilizar a inclusão no ambiente acadêmico, com a eliminação de barreiras que dificultem o acesso ou a permanência do deficiente no ensino superior.
Sua atuação vai desde a adaptação dos prédios até o acompanhamento pedagógico de alunos com dificuldade no aprendizado, cujo acompanhamento começa já na inscrição dos estudantes para os processos seletivos”, explica a coordenadora. Além dos alunos, o Núcleo também atenderá colaboradores e visitantes que declararem a necessidade de atendimento diferenciado, dentro da instituição.

Segundo a coordenadora dos Núcleos, Carla Roberta Ferreira Destro, a Toledo Prudente denomina as temáticas tuteladas pelos Núcleos de formação para cidadania. “E isso visa contribuir com a formação daqueles que fazem parte do nosso ambiente acadêmico, fazendo surgir um efeito cascata: cada pessoa que contribuímos para a formação será um agente catalizador e transformador na comunidade”, explica.

Coordenadoria – Carla Roberta Ferreira Destro (34) possui formação em Direito (2003) na Toledo Prudente. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil em 2006, também pela mesma instituição de ensino superior. A colaboradora também está à frente das atividades da extensão.

Segundo ela, as temáticas tratadas pelos Núcleos sempre foram preocupação da Toledo Prudente.  A implementação permitirá então a reunião de todas as atividades em um único lugar, facilitando o levantamento de dados e o desenvolvimento de novas atividades.

Serviço – Alunos, professores e colaboradores podem fazer contato com a coordenadoria por meio dos endereços naac@toledoprudente.edu.br, ndh@toledoprudente.edu.br ou ainda pelo telefone (18) 3901-4010.