Toledo Prudente realiza hoje (28) Julgamento Simulado

Trata-se do I Julgamento Simulado do Sistema Interamericano, evento que envolverá alunos oradores em competição com membros oradores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

17/04/2015

No dia 28 de abril, às 16h30, durante o Simpósio Jurídico da Toledo, Presidente Prudente receberá pela primeira vez, uma competição jurídica. 

 
Trata-se do I Julgamento Simulado do Sistema Interamericano na Toledo Prudente Centro Universitário, evento que envolverá alunos oradores da equipe da Toledo Prudente Centro Universitário em competição com membros oradores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
 
A Competição Jurídica simula uma sustentação oral no plenário da Corte Interamericana baseado em um caso hipotético fornecido pela organização do evento.
 
“As universidades participantes são divididas entre os representantes das vítimas, que farão o papel de acusação; e por outro lado, os representantes do Estado, que farão a defesa do País que está sendo julgado na Corte”, explica o coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral.
 
Ele enfatiza que além da acusação e defesa, o julgamento simulado é composto por juízes de todo o mundo, que são procuradores, advogados e desembargadores que, a todo o momento, podem fazer perguntas sobre o caso hipotético. 
 
“Passarão de fase as equipes que melhor souberem acerca do caso e tiverem maior conhecimento jurídico, sobretudo da jurisprudência da Corte Interamericana”, comenta Amaral.
 
 
Ele acrescenta que as melhores equipes na fase de grupo vão para a semifinal e as duas melhores, pra final. A competição gira em torno de sustentações orais, onde os juízes julgam os oradores das equipes conforme o conhecimento jurídico do sistema interamericano, de direitos humanos, de questões referentes ao direito internacional e constitucional.
 
Internacional - O evento é uma forma de preparação da equipe da Toledo Prudente para o Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que ocorre anualmente em Washington (D.C). Neste ano, ele será realizado em território americano de 18 a 22 de maio.
 
A Toledo Prudente é a única instituição de ensino superior da região convidada para integrar o evento internacional, quando será representada pelos alunos Lucas Noya dos Santos e João Ângelo Lima (foto 1), ambos do 9º termo do curso de Direito. A coordenação do grupo é do professor Daniel Colnago.
 
Representatividade – João Victor Mendes de Oliveira (foto 2), também do 9º termo de Direito, representou a Toledo Prudente no evento em Washington no ano de 2012 e na ocasião, obteve o título de melhor orador. 
 
“A competição foi um marco para mim. Em Washington, conheci grandes personalidades do mundo jurídico de todo o mundo e tive contato com novas experiências no Direito Internacional dos Direitos Humanos. Tudo isso me 
acrescentou e muito. Indico para todos, como uma forma de diferenciação como futuro profissional”, finaliza.