Toledo dispõe de bolsas de iniciação científica

Programa tem objetivo de apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica. Inscrições até 17 de maio

03/05/2013

Os alunos dos cursos de graduação da Toledo Presidente Prudente podem concorrer a uma bolsa de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O programa tem por objetivo apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

A cota de bolsas é concedida diretamente às instituições, que são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

Para se inscrever, os interessados deverão elaborar um projeto de pesquisa contendo orientador. Além disso, será preciso também criar um Curriculum Vitae na Plataforma Lattes e apresentar a documentação solicitada no Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) até o dia 17 de maio.

Podem participar alunos de todos os cursos e termos, desde que nas áreas dos orientadores, conforme indicado no rol abaixo.
Os alunos não podem acumular bolsas, nem possuir vínculo empregatício durante a vigência da bolsa.

Segundo o coordenador de pesquisas da Toledo, José Artur Teixeira Gonçalves, a bolsa terá duração de 12 meses e pretende despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino superior.

“Além disso, o Programa contribui para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional e contribui também para a formação de recursos humanos para a pesquisa”, diz.

As áreas de concentração das pesquisas são: O Estado de Direito: aspectos políticos, jurídicos e Filosóficos; Novas Perspectivas do Conhecimento – Processo Civil Moderno (Processo de Conhecimento e Acesso à Justiça); Perspectivas alternativas sobre a violência e os direitos humanos: religião e o campo histórico-social contemporâneo; Políticas de Atendimento à Família, Criança e ao Adolescente e, ainda, Gestão e Sustentabilidade. 

Veja o rol de orientadores disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos e o edital completo

Faça aqui seu Curriculum Vitae na Plataforma Lattes