Coleta nota inflação nos supermercados em Prudente

19/03/2013

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços em 6 supermercados de Presidente Prudente no dia 7 de Março de 2013, constatando uma inflação nos preços de 0,50% em relação ao mês anterior.

O grupo Frios/ Laticínios apresentou a maior elevação nos preços, com inflação de 3,74%. Os produtos que mais contribuíram para esta inflação foram o Requeijão Nestle e Queijo mussarela fatiado que tiveram altas de 16,38% e 16,72% respectivamente.

Seguindo a tendência de alta o Grupo de Enlatados/Condimentos apresentou um aumento de 3,09%.Os produtos que mais contribuíram para esta inflação foram o Molho Pomarola 520g e o Pomodoro 520g que tiveram altas de 19,59% e 4,30%respectivamente.

Em contrapartida houve deflação de preços no Grupo de Carnes/ Embutidos com uma baixa de 4,37%. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram Alcatra Kg/peça e Patinho Kg/peça com variação de 12,38% e 7,21% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Saco de lixo 50 litros 10 unidades e o Molho Pomarola 520g,com variação de 73,85% e 50,17% respectivamente. Nesta pesquisa, o menor preço encontradodo Saco de Lixo 50 litros 10 unidades foi de R$ 2,18 e o maior de R$ 3,79. Já a Molho Pomarola 520g apresentou como menor preço R$ 2,99 e como maior R$ 4,49.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 675,87. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$559,87, economizando assim 20,71% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Luiz Felipe Aglio de Oliveira, Luan Barreto Rocha, Leonardo Paulo de Souza, Valério Sampaio Balestrieiro, Bruno Fazioni Bocal, Mayara Martins Bonfim, Mário Humberto Salvador Júnior, Jeffersson Mateus Brito sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui para visualizar a pesquisa completa