Aluna de Direito publica artigo em livro na Coréia do Sul

Laryssa Vicente Kretchetoff Barbosa escreveu sobre O enfrentamento da legislação brasileira frente às formas de discriminação racial

29/10/2013

A aluna do 2º termo de Direito da Toledo, Laryssa Vicente Kretchetoff Barbosa, participou no início do mês de outubro de uma conferência na Província de Geyonggi, na Coréia do Sul.   
 
Laryssa conta que foi indicada para participar do evento por um amigo.
 
“Ele foi o ano passado e em 2013, me indicou para participar, porém além da indicação dele, era preciso ser voluntária de alguma instituição e eu pertenço ao Rotaract Club e, além disso, a seleção foi por meio de uma redação que tratava de problemas sociais”, explica. 
 
A conferência aborda três áreas que são: Política e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Ciência e, ainda, Arte e Cultura.
 
“O tema do meu artigo foi ‘O enfrentamento da legislação brasileira frente às formas de discriminação racial’. A temática é a discriminação racial, porque mesmo havendo legislação ainda é possível verificar essa problemática e por esse motivo esse tópico deve ser trazido à discussão para tentarmos efetivar de vez a legislação”, afirma. 
 
O objetivo da publicação, segundo Laryssa, é buscar a inclusão daqueles que foram excluídos socialmente por questão étnico-racial ao longo da história do Brasil e de muitos outros países por meio de medidas públicas e com a conscientização dos cidadãos. 
 
“Seguindo a lei, devemos exercer nosso papel de cidadão e nas ações do dia a dia devemos fazer a inclusão e não distinguir as pessoas com base apenas na cor de sua pele; todos são iguais e nós devemos condenar no âmbito nacional e internacional qualquer forma de discriminação”, explana.
 

A aluna relembra que o artigo teve que ser traduzido para o inglês e que ao chegar à Coréia do Sul todos receberam o livro “International Next-Generation Global-leader Conference” já composto por todos os artigos.
 
“A conferência durou cinco dias e seis noites, quando houve exposição dos artigos e debates dos problemas mundiais atuais. Aprendemos muito com as diferentes opiniões vinda de culturas diferentes”, comenta.
 
Por fim, Laryssa destaca a importância de ter um trabalho seu publicado em um livro no exterior.
 
“Ter um artigo publicado no exterior é relevante, pois nós podemos mostrar um pouco da legislação brasileira às pessoas outros países e adquirir mais conhecimentos jurídico”, finaliza.  
 
Sobre – A conferência foi realizada do dia 06 de outubro a 11 de outubro de 2013 e aconteceu na Província de Geyonggi na universidade de Kyonggi, na Coréia do Sul. Os artigos foram publicados no livro “International Next-Generation Global-leader Conference”.