ETIC continua hoje (29) com diversas atividades

Programação é composta sessões de comunicações orais; jornada de cinema; mesas-redondas e apresentação de pôsteres

28/08/2012

Teve início na manhã de hoje (28) e segue até amanhã (29), o 8º Encontro Toledo de Iniciação Científica Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé.

O evento conta com a participação de expositores e ouvintes de todos os cursos das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo e de outras universidades de todo o Brasil.

Ana Caroline Ligabô e Ayslan Peloso estão no Encontro Toledo de Iniciação Científica como expositores. Ela produziu um artigo e ele dois, porém todos sobre o tema sustentabilidade.

Com o título ‘Os novos tipos de consumo que visam a sustentabilidade do planeta’, Ana Caroline busca trazer por meio do consumo sustentável o equilíbrio. “São três os tipos de consumo: verde, consciente e sustentável”, explica.

O objetivo do trabalho, segundo a aluna de Ciências Contábeis da Toledo, é mostrar que mediante uma nova postura será possível equilibrar o elevado nível de consumo com os recursos escassos.

Seguindo a mesma linha de pesquisa, o aluno de Administração da Toledo, Ayslan Peloso optou por falar sobre ‘Do consumismo aos consumos verde, sustentável e consciente’.

Peloso explica que escolheu trabalhar essa temática, porque as empresas tem que se adequar ao novo estilo de consumo das pessoas. “Hoje em dia, sustentabilidade é tendência”, expõe.

Além desse, o aluno também desenvolveu outro artigo relacionando a sustentabilidade e a área financeira, pois atua profissionalmente na área econômica.

“Analisei um relatório anual de sustentabilidade de uma instituição financeira e lá verifiquei que a empresa cumpre 63% dos itens que são propostos”, salienta.

Cláudio Lopes, egresso da Toledo e coordenador do curso de Direito da UFMS na cidade de Três Lagoas, ressalta a importância e a grandeza do evento. “Esse é o meu terceiro ano e percebo que o ETIC cresce em qualidade, pois tem alunos que produzem materiais interessantes”, afirma.

A professora doutora Vera Suguihiro, pesquisadora do CNPQ e da UEL, diz que as pesquisas servem para a academia e também para o mercado de trabalho. “A pesquisa é pilar de formação, além de ser também complemento a formação profissional”, finaliza.

Sobre – A programação para amanhã (29) é composta sessões de comunicações orais no período da manhã; jornada de cinema no período da tarde e no período noturno, haverá mesas-redondas, sessões de comunicações orais e apresentação de pôsteres. A partir das 22h ocorrerá a entrega da premiação do 8º Encontro Toledo de Iniciação Científica.