Mobilização em alusão ao Autismo é realizada

Na segunda-feira (2), alunos, colaboradores e professores da Toledo estarão vestidos de azul em razão da mobilização em alusão ao dia mundial de conscientização da doença

30/03/2012

Na próxima segunda-feira (2), alunos, colaboradores e professores da Toledo Presidente Prudente estarão vestidos de azul em razão da mobilização em alusão ao dia mundial de conscientização do Autismo.

Trata-se de uma mobilização que tem como objetivo chamar a atenção da população e das autoridades para o Autismo.

A doença consiste num transtorno neurológico e sua incidência em crianças é maior do que os casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. Segundo a ONU, o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

A cor azul foi definida como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.

Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo, Juliene Aglio de Oliveira, a mobilização objetiva pensar em políticas públicas e a efetivação de diretos do autista.

“Para nós, do curso de Serviço Social, a campanha vai além das vestimentas em azul, pois neste dia, falaremos sobre a doença, conheceremos os sintomas, o diagnóstico e os avanços no tratamento da síndrome. Além disso, discutiremos as formas de inclusão na educação e as diretrizes para inserção de pessoas autistas na nossa sociedade”, conta.

Saiba mais - O Dia Mundial do Autismo, anualmente lembrado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007, para a conscientização acerca dessa questão.

No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre a doença.

Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília], o Teatro Amazonas em Manaus], a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros.

Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.

Foto: A coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Aglio de Oliveira e o professor Wilson Machado, idealizadores da ação.