Coleta de Preços constata aumento em Prudente

16/08/2011

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente no dia 8 de agosto de 2011, sendo constatado um aumento de 1,80% em relação ao mês anterior.

No mesmo período do mês passado, a Coleta de Preços havia apurado uma queda de 1,05%.

O maior aumento ocorreu no grupo de “Carnes/Embutidos” registrando aumento de 4,61%. Os produtos que mais contribuíram para essa alta foram o Músculo Kg/Peça e o Frango congelado kg, com aumento de 11,66% e 9,89%, respectivamente, em relação ao mês anterior.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Requeijão Nestlé 200g e do Vinagre Castelo Tinto 750 ml com variação de 66,89% e 89,89%, respectivamente. Nesta pesquisa, o menor preço encontrado do Requeijão Nestlé 220g foi de R$ 2,99 e o maior R$ 4,99. Já o Vinagre Castelo, apresentou como menor preço R$ 0,89 e como maior R$ 1,69.

A coleta de preços da Empresa Junior Toledo, vem registrando mensalmente a instabilidade nos preços nos supermercados de Presidente Prudente, com períodos de altas elevadas e outros com queda de diversos produtos, porém o que se pode inferir das duas últimas coletas de preço é que o processo de aceleração da inflação, principalmente a derivada dos preços dos alimentos ainda não esta sob controle, o que é preocupante uma vez que reduz a capacidade de compra principalmente do trabalhador de baixa renda.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 535,97. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 414,73, economizando assim 29,23% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Maria Luisa de Lima Pastorim, Felipe José Ferreira Damasceno, Mayara Martins Bonfim, Rosilene Aparecida Hernandes, Mário Humberto Salvador Júnior, Murilo Toledo Andrade de Oliveira, Renata Beni Ramos da Silva sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.