Na Toledo, filme retratará exploração sexual

18/05/2011

Em razão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado hoje (18), a Toledo Presidente Prudente realiza na próxima sexta-feira (20) um debate sobre o assunto.
 
Para a ocasião, está programada a veiculação do filme ‘Anjos do Sol’, que trata sobre o abuso e a exploração sexual de uma adolescente de 12 anos, que é vendida pela familia a um recrutador. A exibição terá início às 19h, no Anfiteatro Cupertino.
 
O evento pretende promover uma discussão acerca deste problema e está sendo organizado pelo curso de Serviço Social, por meio das professoras Andréia Cristina da Silva Almeida e Elizabeth Soares Pinheiro Lourenção.
 
“O filme será apresentado devido ao dia 18 de maio, que traz à tona a discussão sobre o abuso e a violência sexual contra a criança e o adolescente. Após, será realizado um debate sobre o assunto, que deve ser combatido por entidades, órgãos e toda a sociedade”, explica a professora Andréia Cristina da Silva Almeida.
 
Histórico - O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, ocorrido em 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.