Serviço Social promove Encontro com ministra

16/09/2010

Como parte da agenda comemorativa aos 25 anos do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, teve início, na manhã de hoje (16) o I Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. O evento, que teve a participação da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes e da assessora especial, Ana Ligia Gomes, reuniu prefeitos, gestores municipais, conselheiros e demais trabalhadores do SUAS.

Para abertura do Encontro, compuseram a mesa de honra a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo Juliene Aglio, o prefeito de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, a secretária Municipal de Assistência Social Regina Penati e a ministra Márcia Lopes. O Hino Nacional foi executado por alunos do projeto Aquarela - um serviço de complementação à escola, que atende crianças de 6 a 14 anos.

Segundo a ministra, a intenção do governo é aumentar o programa Bolsa Família, já que este é um serviço público e um direito da população. “O programa cresce na mesma proporção que os empregos, atualmente 77% das famílias beneficiadas estão empregadas. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chega a 12 milhões o número de beneficiados pelo Bolsa Família. Nós temos a obrigação de oferecer um serviço de qualidade para a população, seja na assistência social, na saúde, na educação ou nos demais setores.”, afirma.

Durante a palestra ‘Desafios, avanços políticos e institucionais na efetivação da Política de Assistência Social’, Márcia Lopes falou sobre a importância em reunir trabalhadores envolvidos em programas de desenvolvimento e fez um resgate histórico do Serviço Social no Brasil. “A Assistência Social aparece como política de estado com níveis de proteção e atenção com as necessidades da população”, define.

O I Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS continua com a palestra “CRAS e CREAS: uma articulação necessária”, ministrada pela assessora especial da ministra, Ana Lígia Gomes, a partir das 14h.