Prossegue encontro do CREAS na Toledo

13/08/2010

Com capacidade total máxima esgotada, o Salão Nobre da Toledo Presidente Prudente sediou hoje (13) o I Encontro Regional dos CREAS: Saberes e ações no enfrentamento à violação de direitos.

Entre os presentes, o promotor de justiça, Mário Coimbra, a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo, Juliene Aglio de Oliveira, o defensor público em Prudente, Matheus Assad João e a psicóloga do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Juliana Maria Fernandes Pereira e o sub-relator da CPI da Pedofilia no Estado de São Paulo, o deputado Ed Thomas.

Durante o encontro, que reúne demandas e dificuldades encontradas todos os dias nos atendimentos às famílias com maior índice de vulnerabilidade social, foram apresentadas algumas estatísticas em relação à pobreza no Brasil, violência praticada contra a mulher e outras situações que são acompanhadas pelos membros dos CREAS. “O Estado de São Paulo é o maior corredor comercial do País, porém, ainda somos o Estado com maior índice de violência, cuja população é a que menos denuncia”, enfatizou o sub-relator da CPI da Pedofilia em São Paulo, o deputado Ed Thomas.

Durante o primeiro tempo do evento, foram abordadas as atribuições e competências dos CREAS, a trajetória histórica do Forum Regional, o atendimento psicossocial a adolescentes gestantes, além de uma experiência de intersetorialidade nas ações e outras demandas sobre o assunto.

Após o almoço, às 13h30, o evento prossegue com uma nova composição da mesa, cujos temas serão campanhas educativas na comunidade, capacitação de jovens e adultos, desenvolvimento de condutas de autoproteção na infância e outros.

A participação no evento é gratuita e faz parte da série de acontecimentos que marcam os 25 anos do curso de Serviço Social da Toledo. Além disso,  reúne trabalhadores e usuários da Política de Assistência Social, Educação e Saúde, estudantes universitários, conselheiros municipais, operadores do direito, Polícia Civil e Militar, vereadores, deputados e prefeitos e demais interessados.