CREAS apresentaram experiências na Toledo

16/08/2010

Membros e representantes dos Centros de Referências Especializadas de Assistência Social da região de Presidente Prudente participaram na última sexta-feira (13) do ‘I Encontro Regional dos CREAS: Saberes e ações no enfrentamento à violação de direitos’ na Toledo Presidente Prudente.

Na ocasião, os representantes dos órgãos puderam fazer a apresentação de algumas situações, bem como a troca de experiências vivenciadas no dia-a-dia de atendimento.

Nilton Carlos Raimundo é orientador de medidas sócioeducativas do CREAS em Adamantina e falou sobre as ações desenvolvidas com adolescentes que são autores de atos infracionais  e que por meio da prestação de serviços à comunidade, obtiveram significativa melhora no comportamento e no processo de aprendizagem.

“Já tivemos sob nossa responsabilidade, cinco adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas na Biblioteca Pública Municipal e por meio de serviços prestados à comunidade, obtivemos resultados significativos e que devem ser levados em consideração”, explicou Raimundo.

Viviane Cristina Rodrigues é representante do CREAS em Presidente Prudente. Ela falou sobre a atuação do órgão junto ao Projeto Sentinela, uma realização da Prefeitura Municipal, que é responsável pelo atendimento de vítimas de violências físicas e psicológicas, que recebem atendimento especial em sala de aula com o auxílio de cartilhas e outros materiais didáticos.

Também integrou a programação, a psicóloga Juliana Maria Fernandes Pereira (foto), que é representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que abordou a atuação dos CREAS em todo o Brasil. “Em todos os lugares por onde passamos, vemos que é significativo o processo de desenvolvimento encontrado nos locais onde o órgão já atua”, enfatizou.

Confira outros materiais disponibilizados sobre este evento aqui.