Alunos e professor participaram de Competição

02/06/2010

Acompanhados  e orientados pelo professor Mário Coimbra, os alunos do 5º temo do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente, Janaina de Almeida Coimbra e Felipe do Prado Santos, estiveram entre os dias 23 e 28 de maio na cidade de Washington, para participar da 15ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

A equipe passou da primeira fase, mas teve que deixar a competição devido a uma intoxicação alimentar de um dos integrantes. De acordo com o professor, o empecilho interrompeu uma jornada brilhante.

“Eles estavam muito bem preparados, foram muito bem! A participação no evento é uma evolução da faculdade no âmbito do estudo internacional, que é diferente do nosso e mostra ao acadêmico que acima do ordenamento nacional, há uma jurisdição internacional,  à qual o Brasil está sujeito”, relata Coimbra.

Janaína conta que os juízes elogiaram muito a equipe e deram dicas de aprimoramento. “Vimos pessoalmente como funciona a Corte e pudemos notar a grande diferença que o sistema brasileiro possui perante o americano. Estar diante de estudantes de faculdades de diferentes países e culturas foi uma grande oportunidade, uma das melhores experiências que já tive!”, diz.

Surpreendido com o seu próprio desempenho, Felipe conta que, assim como Janaína, tinha dificuldades para falar em público e que essa barreira foi quebrada. “Foi uma experiência maravilhosa que não só contribuiu para darmos um ‘upgrade’ no currículo como também para conhecermos e, no meu caso, me apaixonar por um ramo do Direito, que é o Direito Internacional dos Direitos Humanos”.

Felipe finaliza dizendo que a equipe apóia a Toledo em um grupo de estudos que surgirá para preparar as futuras equipes e que ajudarão no processo, uma vez que, para eles, “os melhores técnicos das equipes são os ex-participantes”.

Foi a segunda vez consecutiva que a Toledo Presidente Prudente participou dessa competição. Em 2009, os agora egressos Daniel Gustavo Rodrigues Colnago e Caíque Thomaz Leite da Silva também foram até as oitavas de final.