Acidente no setor sucroalcooleiro foi debatido
26/02/2010
Aconteceu na noite de ontem (25) o segundo dia da Semana Jurídica da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15º região) nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo.
Na ocasião, o Juiz Titular da Vara Federal do Trabalho de Itararé (SP), José Guido Teixeira Júnior (foto) falou sobre a expansão do setor sucroalcooleiro, citando alguns números em relação à atuação de produção e a responsabilidade do empregador em relação ao ambiente de trabalho no campo.
Ele informou que, em média, um trabalhador rural que atua no corte da cana perde pelo menos 5 litros de água diariamente, além de outros quesitos que devem ser levados em conta. “A má postura é outro item que desperta a preocupação, pois muitas vezes ela é incorreta e com o tempo, poderá trazer muitos problemas para a saúde do trabalhador”, explica.
Devido ao crescimento ao crescimento do setor e a alta na contratação de mão de obra, os órgãos de fiscalização estabelecem cada vez mais parcerias para evitar formas de trabalhos irregulares. “Atualmente no Brasil temos mais de 300 usinas em funcionamento e 500 mil trabalhadores envolvidos no setor. Para números tão significantes, é preciso que se estabeleça regras e mais do que isso, haja fiscalização, esse é o nosso papel”, completa.
Programação – O evento prossegue hoje (26), à partir das 20h30 e contará com a presença do Desembargador e Diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, Lorival Ferreira dos Santos, que ministrará a palestra “A Convenção Coletiva de Trabalho e as Comissões de Conciliação Prévia”.