Alunos falam sobre experiência em Buenos Aires
Grupo apresentou artigos científicos durante a 9ª edição do Congresso de Saúde Mental e de Direitos Humanos realizado na capital argentina
25/11/2010
Cerca de 30 alunos dos cursos de graduação da Toledo Presidente Prudente participaram na última semana do Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos, que aconteceu de 18 a 21 de novembro, em Buenos Aires.
O grupo esteve hospedado em um hostel da cidade e todas as atividades foram acompanhadas pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) da Toledo Presidente Prudente, o professor José Artur Teixeira Gonçalves.
O evento é realizado anualmente pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo e dedica um espaço para discussões de informações para promoção da aprendizagem crítica no que diz respeito a demandas no âmbito do Direito e da Saúde Mental em todo o mundo.
Mariana da Silva cursa o 2º termo do curso de Direito na Toledo e durante a 9ª edição do evento fez a apresentação de um artigo científico intitulado 'Jurisprudência dos crimes nazistas contra os princípios dos direitos humanos'. "Comecei a escrever meu artigo para o Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC), mas já pensando no Congresso na Argentina. Tive a sorte de ser um tema muito importante na Argentina devido os movimentos das madres da plaza de mayo, que são mães que perderam seus filhos devido ao regime ditatorial", relata.
Karina Denari Gomes de Mattos está no 8º termo do mesmo curso. Ela produziu um material sobre a concessão de benefícios que são oferecidos pelo Supremo Tribunal Federal. “Trata-se de um tema que eu já vinha trabalhando desde o início do ano, durante os Encontros de Iniciação Científica ‘Novas perspectivas do conhecimento: Processo Civil Moderno’, orientado pelo professor Gelson Amaro de Souza. Na minha opinião, a viagem foi bastante interessante e o evento em si, muito enriquecedor", diz.
Na opinião do professor que acompanhou o grupo de alunos, José Artur Teixeira Gonçalves, a participação dos alunos é muito importante pois trata de um intercâmbio acadêmico que reúne pesquisadores de diversos países da América do Sul. “Além do mais, há também a vivência em contexto multicultural e a interlocução com pessoas de outros países nos ajuda também a refletirmos sobre nós mesmos e nossos país”, enfatiza Gonçalves.
Ele acrescenta que a participação no evento também rendeu bons frutos para os próximos meses. "Me sinto enriquecido pelos contatos que puder fazer, permitindo que o intercâmbio possa continuar ainda que o congresso tenha acabado. Exemplo disso é o fato de já ter trazido na duas colaborações de um pesquisador argentino para serem publicadas nas revistas da Toledo", concluiu.
A viagem fez parte do Programa Toledo no Mundo - In Argentina. Clique aqui e obtenha mais informações sobre intercâmbios oferecidos aos alunos da Toledo Presidente Prudente.
Clique nos links a seguir e veja algumas fotos dos alunos na Argentina que foram publicadas na imprensa em Presidente Prudente: