EJT orienta sobre organização do orçamento familiar

Supervisora de prática profissional dá dicas de como estar em dia com o orçamento doméstico no início do ano

11/01/2010

O início do ano é a época em que ocorre o acúmulo de contas a pagar: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU), entre outros. Para auxiliar o consumidor na organização das finanças, a Empresa Júnior Toledo (EJT), da Toledo Presidente Prudente aponta que definir as reais necessidades, planejando os gastos é uma maneira de iniciar a economia.

“Precisamos ter em mente que ao economizarmos nas pequenas coisas, chegamos a um montante considerável no final do mês”, explica a supervisora de prática profissional da Empresa Júnior Toledo, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Ela enfatiza que no processo de organização das despesas da família, é necessário incluir os gastos fixos, sem se esquecer dos eventuais. “Precisamos organizar as finanças de tal maneira que possamos sempre ter reservas para imprevistos”, diz.

Automóveis – Em relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a supervisora explica que se o contribuinte possui o valor para pagamento à vista, é melhor que o faça, pois o desconto concedido neste caso é superior do que os rendimentos de aplicações financeiras. “O desconto para quem paga à vista é de 3%. Já os rendimentos de aplicação financeira giram em torno de 0,7%, portanto, liquidar o imposto à vista é ainda a melhor escolha”, explica.
 

No site da Toledo Presidente Prudente, encontra-se disponível gratuitamente um modelo de planilha para organização do orçamento familiar. Clique aqui e faça o download do arquivo.