Toledo participa de audiência sobre a nova gripe
27/08/2009
A Toledo Presidente Pudente esteve presente, representada pela colaboradora Ana Luiza Suzuki, à Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, ontem (26), que visou divulgar informações e esclarecimentos sobre as medidas preventivas à proliferação do vírus H1N1.
Na ocasião, profissionais da área da Saúde e Vigilância Epidemiológica abordaram a evolução da pandemia em nossa região informando que a tendência é que, com o aumento da temperatura, em função da chegada das estações mais quentes do ano, ocorra diminuição de casos da chamada gripe suína em nossa região.
A importância de determinados hábitos de higiene, que passaram a ser enfatizados com a chegada do vírus H1N1 e que estavam meio esquecidos pela população em geral, também foram discutidos na audiência. Tais como o hábito de higienizar as mãos regularmente e, em especial, antes das refeições, limpeza dos ambientes destinados ao uso público, utilização de toalhas de papel, substituindo as de tecido, de sabonete líquido em lugar do sabonete em barra e de lenços de papel para cobrir nariz e boca na hora de tossir ou espirrar.
A utilização do álcool em gel foi citada como uma medida que vem somar às demais ações preventivas à proliferação da gripe suína, mas os profissionais de saúde presentes ressaltaram que a higienização das mãos com água e sabão ainda é a forma mais indicada, já que se a pessoa estiver com as mãos sujas, o álcool em gel não terá a eficácia esperada.
Estavam presentes na Audiência Pública o vereador e presidente da Câmara Izaque Silva (PSDB), o vereador Natanael Gonzaga (PSDB), a diretora da Vigilância Epidemiológica Vânia Maria Alves Silva, o coordenador da Vigilância Epidemiológica Dr. Carlos Roberto de Macedo, o diretor do DRS de Presidente Prudente Dr. Ata Baker, Wilson Portela, representando o Deputado Estadual Mauro Bragato e representantes de vários segmentos da sociedade prudentina.
Panorama regional
Foram notificados a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente 167 casos suspeitos da nova gripe, sendo confirmados 33 em Presidente Prudente e 11 na região, com um caso de óbito em Presidente Prudente. Outras 52 pessoas ainda aguardam resultado e, destas, 23 continuam internadas.