Toledo aprova mais no exame da OAB

Primeiros colocados na 1ª fase do concurso 138/2009 são ex-alunos das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo

23/06/2009

Foi divulgado no final do mês de maio, o resultado da prova objetiva da 1ª fase do 138º exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que teve o maior índice de reprovação de candidatos de sua história: 88% não conseguiram passar. Esta foi a primeira participação da seccional paulista depois que o exame foi unificado nacionalmente.

A 29ª Subseção de Presidente Prudente aprovou 40 bacharéis para a segunda etapa, dos quais 25 são formados no curso de Direito da Toledo/PP. Além disso, as duas maiores pontuações são mérito de dois ex-alunos da instituição, João Vitor Ferreira de Faria Negrão (foto), que é o primeiro colocado com 71 pontos, e Guilherme Prado Bohac de Haro,  em segundo lugar, com 70 pontos.

Esta foi a primeira vez que a CESP (Centro de Promoção e de Seleção e de Eventos) elaborou a prova e mesmo com a excelente colocação, Haro diz que o nível foi alto. “Nunca tinha prestado o exame, mas conheço bem os moldes que a OAB utilizava na elaboração das questões e posso dizer que o aprofundamento na matéria foi bem maior e que a prova ganhou caráter interpretativo”, relata.

Sobre o baixo desempenho do estado de São Paulo, ele afirma que a maioria dos bacharéis estava acostumada com o antigo exame e para ele se prepararam. No ranking brasileiro, São Paulo só ficou à frente de Mato Grosso (88,2%) e Amapá (88,4%), dentre as 26 unidades que aderiram à prova única.

Negrão também se prepara para a 2ª fase do exame. Diariamente ele estuda de 3 a 4 horas para obter o mesmo preparo e bom resultado, que garantirá a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. “Me formei em 2008, portanto, a maioria das questões do teste abordavam assuntos que eu havia acabado de aprender. Estava tudo fresquinho em minha memória”, diz.

A segunda etapa do exame da Ordem acontecerá no dia 28 de junho. Veja aqui os candidatos classificados em 1ª fase.

Selo OAB Recomenda - É conferido pelo Conselho Federal da OAB aos melhores cursos jurídicos do Brasil, dos quais a Toledo/PP faz parte. Para o presidente da 29ª Subseção Ordem dos Advogados do Brasil, José Francisco Galindo Medina, o selo recebido pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo caracterizam o bom ensino tido dentro da Instituição de Ensino Superior. "É qualidade garantida na formação de bons futuros profissionais", diz.