Aluna de Direito publica artigo sobre alteração de nome

11/12/2009

Em parceria com o promotor Luiz Antônio Miguel Ferreira, a aluna do 8º termo do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente, Bruna Castelane Galindo (foto) – que faz estágio com o mesmo – acaba de publicar o artigo ‘Do sobrenome do padrasto e da madrasta – considerações a respeito da Lei nº 11.924/09’.

“Escrevi sobre esse assunto por sugestão do Dr. Luiz. Enviamos  o artigo para várias revistas e ele foi publicado na IOB Direito da Família, na Revista Nota 10, na revista JUSTITIA do MP de São Paulo, em alguns sites e há ainda a possibilidade de publicação em outras duas revistas”, conta a estudante.

O  texto  trata sobre a  lei que modificou a legislação dos registros públicos fazendo constar uma nova possibilidade de alteração do nome, com a inclusão pelo enteado (a) do sobrenome do padrasto ou da madrasta, após cinco anos de convivência e também de anuência das duas partes.

Segundo Bruna, as publicações, além de serem importantes em âmbito curricular, são válidas para o aprendizado, tanto da matéria como de métodos de pesquisa. “O papel da faculdade é fundamental e os professores auxiliam e motivam a pesquisa científica. O melhor exemplo é a participação no Congresso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos, em Buenos Aires, em que a Toledo, além de incentivar a pesquisa, pagou metade do valor gasto”, completa.