Direito é convidado para competição internacional
30/10/2009
Devido aos bons resultados alcançados, em maio desde ano, pelos alunos do 10ºtermo de Direto, Caíque Thomás Leite e Daniel Gustavo Colnago Rodrigues (foto), a Faculdade de Direito da Toledo Presidente Prudente recebeu o convite para participar em 2010 do 15ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em Washington, D.C., nos Estado Unidos.
O convite partiu da comissão organizadora do evento depois do rendimento positivo que os alunos alçaram em 2009, chegando às oitavas de final da competição.
De acordo com o coordenador do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral, trata-se de uma competição única e trilíngue – inglês, espanhol e português – estabelecida para treinar estudantes de direito a utilizar o sistema legal interamericano.
“Um caso hipotético funciona como a base da competição e trata de temas atualmente abordados dentro do sistema interamericano. Os estudantes debatem o caso por meio de um memorial escrito e de argumentos orais diante de especialistas de direitos humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, completa Tibiriça.
Pioneirismo
Caíque e Daniel foram os primeiros alunos da Toledo Presidente Prudente a participarem da competição, que contou com apenas outras nove equipes brasileiras.
Embora se trate de uma competição sobre o sistema interamericano de direitos humanos, foram abertas vagas para universidades da Europa e África também. Mais de 100 times de 30 países diferentes competiram.
Leia também:

TRADIÇÃO E QUALIDADE