Vacinação atinge mais de 500 pessoas

14/08/2008

Mais de 500 pessoas, entre professores, funcionários e alunos da Toledo/PP thttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/campanhavacirube2008capa.gifomaram a vacina contra a Rubéola no dia 13 de agosto, na Campanha Toledo Livre da Rubéola que ocorreu na faculdade.

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente esta colaboração das empresas ajudam e muito no processo já que, a idéia é imunizar o maior número de pessoas possíveis.

“O público-alvo a ser vacinado, homens e mulheres entre 20 e 39 anos é um público que não têm o costume de ir aos Postos de Vacinação, então buscamos parcerias para que possamos cumprir nossa meta. Só em Presidente Prudente, temos 70.800 pessoas dentro desta faixa etária e o Ministério da Saúde estipula que temos que vacinar pelo menos 95% dessa população. Desta forma, fazemos estas ações como ocorreu na Toledo/PP para que, além de imunizarmos o máximo de pessoas possíveis – o que colabora com a saúde de todos, cumprimos nosso papel”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Vânia Maria Alves Silva.


Conforme Vânia, a intenção do Ministério da Saúde é eliminar nas Américas, a Rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita até o ano de 2010.


A ação da Toledo/PP foi positiva também para quem teve a oportunidade de tomar a vacina. “A Toledo/PP está de parabéns por mais esta ação, pois conseguiu que mais pessoas tomassem a vacina. A vida hoje é muito corrida e tudo que vem para facilitar é muito válido, além é claro de estar colaborando com o município”, afirmou o professor Gilberto Ligeiro.

“Muito boa esta idéia da Toledo/PP, pois de qualquer forma eu teria que tomar a vacina e se não fosse aqui teria que procurar um Posto na cidade”, falou a aluna Mariana Gomes Mazucheli.

“Muito bacana trazer isso para à faculdade, pois confesso que teria preguiça de ir a um Posto e aqui ficou bem mais fácil”, disse a aluna Fabiana Ferreira.


O Brasil está com Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres durante cinco semanas.


A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.


A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).