Seminário foi bem elogiado
04/07/2008
Ontem (3), foi o último dia do 1º Seminário Jurídico, realizado pela Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – EDEPE que contou com o apoio da Toledo/PP e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
O evento que teve início no dia 1º de julho foi muito elogiado pelos participantes. “Este Seminário foi muito bom e enriqueceu bastante nosso conhecimento”, falou a funcionária pública, Luciana Escaioni. “Gostei muito do Seminário, pois foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a área da Defensoria Pública”, disse o aluno do 1º ano de Direito, Lucas Henrique Padovan Andreatta. (na foto estão a palestrante Carolina, a diretora acadêmica da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado, Nungesses Jr., Giovana Devito dos Santos e os professores da Toledo/PP, Eduardo Gesse, Gilmara Funes e Silas Santos)
“Acho que deveriam ser realizados mais eventos como este pois, além de sairmos da rotina nos coloca a par de assuntos bem interessantes”, afirmou o aluno do 1º ano de Direito, Paulo Rogério Tamada. “Estou no último ano do curso e já fiz estágio na promotoria e no judiciário, mas nunca tive acesso a parte jurídica que trata da defesa dos réus por isso, para mim este Seminário tem uma importância ainda maior já que é uma oportunidade de conhecer mais esta área. Além disso é um momento de ter contato com outras pessoas e outras visões”, salientou a aluna do 5º ano de Direito, Thaiz Beltrami de Oliveira.
Em todos os dias, o Salão Nobre, local que foi realizado o Seminário esteve lotado e na opinião dos presentes as palestras foram todas de excelente qualidade.
Como em todos os dias, o coordenador do curso de Direito da Toledo/PP, Sérgio Tibiriçá Amaral fez a abertura do evento compondo a mesa principal que, no dia 3 recebeu a presença do secretário da Assistência Social de Presidente Prudente, Jurandir Paccini. Logo após, a primeira palestrante do dia, a defensora pública auxiliar, Carolina Brambila Bega falou sobre O Novo Conceito de Família.
“A intenção foi discutir sobre as mudanças no paradigma da família padrão – convencional para a família afetiva e outros tipos de relacionamento como a união estável, a união homo afetiva, as famílias formadas por irmãos, entre outras. O Direito tem que correr atrás das modificações sociais e acompanhá-las sendo que cresce cada dia mais o direito das pessoas escolherem suas uniões por si mesmas e não baseadas na sociedade”, afirmou. O debatedor desta palestra foi o Juiz de Direito da 2ª Vara da Família e Sucessões, Eduardo Gesse.
A próxima palestra que encerrou o 1º Seminário Jurídico foi Uniformização de Procedimento na Execução de Alimentos e quem ministrou foi a Defensora Pública de Presidente Prudente, Giovana Devito dos Santos, coordenadora da EDEPE em Prudente e ex-aluna de Direito da Toledo/PP.
“Abordei sobre a necessidade de uniformizar os procedimentos. Qual o caminho para receber o débito alimentar sobretudo, após a reforma promovida pela Lei 11238/2005 já que não há uma atuação uniforme”, disse.
Os debatedores de sua palestra foram o juiz de Direito, da 1ª Vara da Família e Sucessões, Fernando Florido e o graduado em Direito pela Toledo/PP, Nungesses Zanetti Jr.