EJT lança Índice de Preços Toledo

18/04/2007

A Toledo/PP por meio da Empresa Júnior Toledo – EJT vem realizando, há três anos, um estudo para a criação do Índice de Preços Toledo – IPT que mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza para a cidade de Presidente Prudente – SP.

 

Esse IPT está pronto e para apresentar o projeto que ajuda a entender melhor a realidade econômica da região a Toledo/PP realiza um evento no dia 20 de abril de 2007, às 10h, no anfiteatro “Dr. José Cupertino D´Arce”.

 

O IPT é parte de um projeto maior, que visa criar um índice de inflação local que considerem todos os grupos de consumo da população prudentina. Estes grupos (serviços, transportes, saúde, construção civil, etc) serão inseridos gradativamente na pesquisa em períodos futuros.

 

Sua criação beneficiará vários setores da comunidade prudentina, de forma mediata e/ou imediata.

 

Benefício imediato: para os consumidores que terão parâmetros de preços para suas compras freqüentes, otimizando o orçamento doméstico.

 

Benefício mediato: para os empresários que terão informações históricas para basearem suas decisões futuras, tanto em termos de quantidades consumidas como em relação aos preços praticados. Da mesma forma, outras entidades poderão valer-se deste índice para correção de contratos; os Tribunais de Contas, para fiscalização do setor público, entre outras aplicações de grande importância para a comunidade.

 

A cesta básica foi definida a partir de dados obtidos da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de SP e das pesquisas de Consumo Alimentar no município de SP (DIEESE), com adaptações regionais, baseadas nas pesquisas realizadas pela Empresa Júnior Toledo nos maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente desde 1994.

 

Confira a tabela com os resultados do IPT