FÉRIAS COM CONHECIMENTO

Direito oferece “Curso de Férias” sobre Direito Internacional e Direitos Humanos

Iniciativa é destinada a estudantes da área e a interessados que queiram conhecer a atuação do profissional da área jurídica.

Laís Ernesto

29/06/2022

As férias podem sim ser uma ótima oportunidade para agregar conhecimento. E se você tem interesse em saber mais sobre a atuação do Direito Internacional e dos Direitos Humanos, participe do “Curso de Férias” oferecido pela graduação de Direito da Toledo Prudente. As inscrições são gratuitas para alunos do Centro Universitário e de outras instituições. Alunos do Ensino Médio também podem participar.


O curso ocorrerá em três eixos:

Eixo 1 – nos dias 11, 18 e 25 de julho, com o tema: Sistema Interamericano de Direitos Humanos com foco em Impeachment, Fake News e Liberdade de Expressão.

Eixo 2 – nos dias 12, 19 e 26 de julho, com o tema: Direito Internacional Humanitário com foco em Guerras – Ucrânia X Rússia.

Eixo 3 – nos dias 13, 20 e 27 de julho, com o tema: Processo Constitucional e Direitos Humanos com foco em STF, acesso à justiça e credos.


Para cada eixo, as vagas são limitadas. É preciso se inscrever por meio do link.


Se você já é aluno de Direito da Toledo Prudente, INSCREVA-SE AQUI!


Se você é aluno do Ensino Médio, aluno de Direito e estuda em outras instituições ou interessado no assunto, INSCREVA-SE AQUI!


De acordo com o professor da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, o objetivo do curso é oferecer aos participantes noções gerais sobre Direito Internacional e Direitos Humanos. “Abordaremos perspectivas teóricas e práticas acerca do cenário global contemporâneo, a partir de um estudo doutrinário e jurisprudencial das temáticas mais recorrentes nos tribunais internacionais’, explica o professor.


“Trabalharemos temas como: liberdade de expressão; discurso de ódio; fale news; conflitos armados internacionais; direitos políticos e julgamentos políticos; violência contra a mulher; direitos humanos e empresas; acesso à justiça; jurisprudência internacional; justiça de transição; direito à personalidade; direitos humanos e meio ambiente; e desaparecimento forçado”, comenta Santos.


O evento é destinado a estudantes de cursos de Direito e alunos do ensino médio que têm interesse em conhecer mais sobre a atuação jurídica.


A iniciativa será ministrada pelos professores:

Sérgio Tibiriçá Amaral - mestre em Direito das Relações Públicas pela Universidade de Marília (1998); especialista em interesses difusos e coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (1999) e mestre em Sistema Constitucional de Garantias pela Instituição Toledo de Ensino (2003). Doutor em Sistema Constitucional de Garantias pela ITE (2011). Professor titular de Teoria Geral do Estado, de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos na Toledo Prudente; coordenador do curso de Direito do Centro Universitário; Professor do Programa de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino (ITE) - Bauru Mestrado e Doutorado em Sistema Constitucional de Garantias; membro do conselho editorial da Revista Intertemas (Presidente Prudente) e da Revista Intertemas Eletrônica; membro do Conselho Científico da Revista Argumenta, do programa de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Universidade Estadual do Norte do Paraná); membro não residente da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional; membro-fundador da Asociación Mundial de Justicia Constitucional e membro vogal para o Brasil ;Participação como juiz no julgamento simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde foi coach das equipes da Toledo Prudente em várias edições da Inter Americana Human Rigths Moot Court Competition da Academy on Human Rights and Humanitarian e American University Washington College of Law. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica da Toledo "Estado e Sociedade", com publicações, no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Europa, bem como líder de trabalhos enviados nas três Opiniões Consultivas do Sistema Interamericano de Direitos Humanos; coordenador do Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica da Toledo "Estado e Sociedade", com publicações, no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Europa.


Lucas Octávio Noya dos Santos - mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professor de Teoria Geral do Direito, pesquisador de inovação e Coodenador de Mobilidade e Competições Nacionais e Internacional do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Coordenador de sete pareceres jurídicos aceitos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Advogado.


Amanda Nunes - advogada das áreas Cível e Família. Graduada em Direito, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil e estagiária docente na Toledo Prudente. Estudante especial do mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina e mestranda em Defensa de Los Derechos Humanos da Universidade Autônoma de Chiapas, no México.


Jasmine Martinelli - Graduada em Direito, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela Toledo Prudente, advogada atuante em civil e processo civil na área de contratos e agronegócio.


Maria Fernanda Tibiriçá Amaral – advogada, supervisora do Fórum Simulado, professora de Estágio Supervisionado do curso de Direito da Toledo Prudente, pós-graduanda em Direito Tributário, mestranda em Sistema Constitucional de Garantias e membro do Grupo de Estudos do Tribunal Penal Internacional.


Direito Toledo Prudente

O curso de Direito da Toledo Prudente é o melhor da região. O que comprova são os resultados confirmados por alunos e egressos da graduação. Um deles é o Selo OAB Recomenda, um reconhecimento entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil aos melhores cursos do país. Na região de Presidente Prudente, o Centro Universitário é o único a conseguir o feito e mais, com todos os sete Selos.


Diferenciais esses que também contam com a alta taxa de empregabilidade, aprovações em concursos, resultados em competições nacionais e internacionais, entre outros.