Movimentos sociais foi tema de seminário

18/04/2013

Os alunos do 3º termo de Serviço Social da Toledo promoveram nos dias 16 e 17 de abril um seminário sobre os movimentos sociais no Brasil. O evento contou com a presença de membros do Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST) e também do Mocambo Nzinga Afro Brasil de Presidente Prudente.

 
O trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas disciplinas de Classes e Movimentos Sociais e Política Social, ministradas pelas professoras Márcia Heloísa de Oliveira e Vera Lúcia Canhoto Gonçalves.
 
Américo Canepele Neto, coordenador geral do MAST no Pontal do Paranapanema, comenta que a iniciativa da Toledo em promover eventos como este é muito boa.
 
“Acho ótimo, porque o povo conhece o movimento. Somos discriminados, pois lutamos em busca de um pedaço de terra”, comenta.
 
Por sua vez, Ivonete Aparecida Alvez, coordenadora do Mocambo Nzinga Afro Brasil de Presidente Prudente, comenta que apesar da grande quantidade de políticas públicas em prol dos negros, a discriminação e o preconceito ainda é forte.
 
“O preconceito existe. É forte. É real. Ainda é preciso que as raízes históricas do racismo sejam minoradas”, acrescenta.
 
A coordenadora comenta ainda que o nome mocambo é de origem africana e significa local de resistência cultural. 
 
“No mocambo nós temos 36 crianças, elas tem entre 4 e 17 anos e lá aprendem artesanato, máscaras étnicas e, ainda, produzem trabalhos com miçangas, todos relacionados a cultura africana. O mocambo é o local onde as crianças aprendem mais da cultura para que ela não se perca com o passar do tempo”, explica.