Promotor formado na Toledo fala sobre publicações
23/12/2009
Graduado em Direito pela Toledo Presidente Prudente em 1983 e tendo sido professor da casa nos anos de 1984 e 1999, o promotor de justiça Wilson Donizete Liberati (foto), acaba de doar exemplares de suas duas obras publicadas em 2009, ‘Manual de Adoção Internacional’ e ‘Direito da criança e do adolescente’, para a biblioteca “Visconde de São Leopoldo”.
Segundo o egresso, que possui ainda outros nove livros de sua autoria já publicados, a motivação para tanto vem do desafio de construir um conhecimento específico na área do Direito da Criança e do Adolescente.
“O Manual de Adoção Internacional é fruto de minha pesquisa do doutorado, concluída em 2005. O outro livro surgiu por meio de convite para integrar uma equipe de escritores jurídicos com o intuito de elaborar uma coleção específica para a preparação de alunos em concursos jurídicos”, conta o promotor.
Liberati conta que após um ano e meio de formado passou em sexto lugar no concurso para promotor de justiça do estado de Rondônia, onde permaneceu por 12 anos. “Minha trajetória na Toledo foi sempre de desafios. Pelo incentivo que recebi dos professores, no terceiro termo decidi que seria promotor. Sempre levei a sério meus estudos. Agora, depois de tudo, vejo a importância de ter me dedicado. Vale a pena!”, completa.
Ele revela ainda que deseja escrever outros livros sobre o Direito da Criança e do Adolescente e que pretende fazer pós-doutorado na mesma área.
Currículo
Além de bacharel em Direito, Liberati é graduado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutor em Direito Civil pela USP (Universidade do Estado de São Paulo). É membro do Conselho Editorial do Programa Acervo Operacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude, em parceria com o Unicef e professor nos cursos de mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípedes de Marília e do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, na Uniban.