EJT pesquisa Material Escolar

23/01/2007

A Empresa Júnior realizou no dia 19 de Janeiro de 2007, em sete estabelecimentos a pesquisa de preços de Material Escolar.

A pesquisa foi dividida em cinco grupos, são eles: Lápis/Canetas, Réguas, Cadernos, Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano passado, a lista de material escolar, no geral, apresentou uma alta de apenas 0,36% ficando bem abaixo do Índice de inflação oficial IPCA que em 2006 atingiu 3,14% no período.

O grupo que mais obteve alta foi o de Réguas com 2,62%, no qual podemos destacar o Esquadro 45 graus (45x21mm) Acrimet com um aumento de 12,38%, o mesmo no início do ano passado podia ser encontrado por R$2,00 e hoje está R$2,25 em média.

O grupo que obteve maior queda nos preços foi o de Cartolinas e Papéis com 5,51%, dentre este se destaca a folha de papel camurça que no ano anterior saia por R$0,65 e hoje tem um preço de R$0,52 o que denota uma queda de 19,31%.

Entretanto analisando item por item, nota-se grandes diferenças, entre o maior e o menor preço praticado pelos estabelecimentos, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$ 385,54, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 309,17 economizando assim 25% do valor gasto.

A exemplo disso, destacam-se os seguintes produtos: Bloco para Fichário Simples Tilibra - 96 folhas podendo ser encontrado entre R$3,10 e R$4,50, uma variação de 45,16% e a Caixa de Giz de Cera com 15 cores Acrilex (curto) com preços entre R$1,20 e R$1,80 o que significa uma diferença de 50%.

A economia pode ser ainda maior quando o consumidor opta por produtos que não estejam ligados "a personagens que estão na moda". Exemplo disto são os cadernos de 10 matérias (capa dura) quando pode-se comprar por R$8,55 (Verão Tilibra 2007) ou por até R$22,00 (Rebelde).

As formas de pagamento e os descontos também variam bastante entre os estabelecimentos que procuram facilitar para o cliente que compra um volume maior de produtos, então, vale a pena pesquisar e pechinchar.

Dos 102 itens pesquisados, 81 estão sendo divulgados, em função de serem considerados apenas os produtos encontrados em pelo menos de dois estabelecimentos.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: AngelaVilhoni, Edwin Taiti Miura, Olavo Martins Júnior, Caroline Pachega Lapa, Juciara Cardoso, Robson Antonio Santos Augusto e Thamires Antunes Betin,sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.